Cerejas Com Morangos





quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mãe, de onde vem?

Meus filhos me fazem perguntas bem interessantes, e daí eu tenho que ler muito para acompanhar a curiosidade deles que é infinita .As vezes é dificil, mas tento nunca deixar uma pergunta sem resposta. Esses dias a pergunta que minha pequena e linda Amany me fez foi: " Mamãe, de onde vem o ouro? "
Pesquisamos juntas e aprendi bastante coisa legal . E como dividir conhecimento nunca é demais achei legal colocar aqui no blog também hehe.
Então, lá vai...

História do Ouro

O ouro foi provavelmente o primeiro metal a ser descoberto pelo homem. Aliás, a procura deste metal esteve na origem do aparecimento, desenvolvimento e conquistas das primeiras civilizações conhecidas.

Estudos arqueológicos revelam que no ano de 4000 a.C., o ouro já era trabalhado na Mesopotâmia. Posteriormente, as técnicas de obtenção do metal e manufatura dos objetos foram transmitidas a todas as civilizações do Mediterrâneo Oriental, em especial a egípcia. As civilizações dos Aztecas e Maias, no continente americano, também conheciam e trabalhavam o ouro, que consideravam um metal precioso.

Na Idade Média, este elemento tinha um papel muito importante como demonstra a famosa procura, pelos alquimistas de então, da Pedra Filosofal que converteria qualquer metal em ouro.

O ouro está distribuído por toda a terra, embora ocorra sempre em concentrações muito pequenas e na forma nativa. Normalmente surge associado à prata e a pequenas quantidades de cobre.

O ouro na forma nativa ocorre no lodo e em depósitos aluviais. Os maiores filões de ouro do mundo, localizam-se na África do Sul onde ocorrem misturados com depósitos de quartzo
Os maiores produtores de ouro do mundo são a África do Sul, a ex-URSS, o Canadá, os EUA, e a Austrália.

As maiores aplicações não monetárias deste elemento são decorativas e funcionais. Os usos decorativos incluem a joalheria, adornos religiosos, etc. As aplicações funcionais existem na indústria eletronica e aeroespacial. É comum realizar eletrodeposições de ouro em componentes eletronicos, escudos de calor, circuitos impressos ou pinos de ligação. Os filmes de ouro muito finos têm uma excelente refletividade ao infravermelho, uma boa resistência à corrosão e garantem um baixo ruído de contato. Também se utiliza ouro em ligas destinadas a próteses dentárias, contatos eléctricos, equipamento químico, fotografia, etc.

Aqui no Brasil, exite uma região muito conhecida localizada no estado do Pará chamada Serra Pelada que se tornou conhecida em todo Brasil durante a década de 1980 por uma corrida do ouro moderna, tendo sido aberto o maior garimpo a céu aberto do mundo.

Legal né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário