Cerejas Com Morangos





terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010


Último domingo tivemos as eleições e pela primeira vez na minha vida, fui convocada para mesária. Genteeeeee, vocês não podem imaginar o mau humor, não...péssimo humor de imaginar que teria que ficar presa dentro de uma sala, num domingo , que é o meu dia de descanso, trabalhando para a Justiça .
Mas como disse minha mãe: "Viiii, relaxa, você vai conversar com pessoas, vai reencontrar amigos, vai ser um dia legal, curta!!"
Como não tinha outra escolha, resolvi seguir o conselho dela, acordei domingo bem cedinho, me arrumei e lá fui eu pra minha Zona Eleitoral.
Chegando lá conheci as pessoas da minha sessão, conheci a minha função e esperamos os benditos eleitores.
Durante o dia comecei a observar se havia um perfil de pessoas de acordo com os horários e foi muito engraçado porque tinha haha.
Por exemplo : logo bem cedinho vão os idosos. Eles são os primeiros a chegar, gostam de falar que não precisam votar mas que gostam de exercer a cidadania, tal. Eles fazem FILA antes de abrir o local da votação. Não consigo entender , pra que a fila?? Por que tem que chegar tão cedo?? Bem, tudo bem, eu também, se Deus quiser vou ficar e será que vou votar bem cedinho também? Os R.Gs deles eram completamente diferentes dos nossos e super bem cuidados,fofos! rs
Por volta das 10:00 ,11:00 h acontece um encontro da minha geração, é muito engraçado...Pessoas da minha turma, gente que mora fora da cidade, que chegam com os filhos, com os maridos (ou não rs) pessoas que não vemos há seculos e que só encontramos nas eleições. Nessa turminha a gente encontra ex paqueras, ex namoradinhos e o mais legal é que TODOS, sem exceção, vão super arrumados. Sim, arrumados e com uma explicação, querem mostrar que ainda estão em boa forma e que conservam os ares de antigamente. Tipo, um : Nossa, você nao envelhece? ou : Nossa, você é muito mais bonita hoje né? hahaha. E realmente encontramos gente do arco da velha!
Passado esse encontro vem a hora do almoço em que o movimento cai drasticamente, é claro, estamos em Santa Bárbara d´Oeste e barbarense não perde o horário do almoço por nada. Então neste horários as pessoas são pouquíssimas e o movimento começa a voltar por volta das 14:00 h.
Agora, a partir das 14:00 h é que dá raiva. É o povo desorganizado. Pessoal que esquece Título de eleitor que não sabe em qual zona eleitoral votar, tem que entrar em todas as salas pra saber se o nome do dito cujo está lá...nossa!! Gente, é o mínimo da pessoa que vai VOTAR saber pelo menos a zona eleitoral que ela se encontra!!
Bom, passado isso, chega o pessoal que vota às 15:00 h. Esse pessoal é o que sai do churrasco, chega cheirando fumaça e cerveja.
Aí temos uma janela sem fazer nada e é claro, que temos um ultimo perfil. O pessoal que deixa para a ultima hora. Sim, quando o relógio marca 16:45 você começa escutar passos rápidos, barulho de salto alto correndo, porque é lógico , estamos no Brasil né rs!!
Fora que durante um período que eu estava sem fazer nada , peguei para ler um jornal que é obrigado por lei ter em todas as zonas eleitorais com os nomes de todos os deputados. Comecei a ler por curiosidade e encontrei cada pérola tipo : Deputado Boca Loca, Obama Brasil, Dona Hilda Sem Escola ,Josué Topa Tudo, Maluco Beleza, Pé Vermelho e por aí vai...Bom, em um país que o Tiririca é o deputado mais votado do estado de São Paulo, que mais poderia esperar não é?
E um cidadão que queria votar só em um senador? Ele em pé na urna eletronica e falando pra gente : só quero votar em um senador. E nós: tudo bem, vota. E ele : mas aqui aparecem dois . Parece simples, mas a discussão se estendeu e o homem nao entendia que ele deveria anular o outro voto então. Treino para paciência.
Mas no final do dia até que repensando foi bem divertido. Encontrei pessoas legais, dei bastante risada e vi o PT ter que engolir um segundo turno.
Quem disse que eleições não é legal não é ??

2 comentários:

  1. Ainda bem que eu fui votar antes do almoço... bjo Ví.

    ResponderExcluir
  2. kkkk.

    que legal Vi..

    programão hein..

    na minha terra temos eleições apenas para 1º ministro...

    rsrsrsr

    ResponderExcluir