Cerejas Com Morangos





sexta-feira, 19 de novembro de 2010

" Arte, Rembrandt e a Volta Do Filho "

Sou muito sensível a arte. Seja qual forma de expressão, a arte me toca o coração e me comove muito. Já perdi a conta de quantas vezes chorei quando escutei alguma música ou vendo um filme, adoro teatro e não perco nunca uma visita a qualquer museu ou exposições de arte.

Uma pessoa que consegue pintar um quadro, por exemplo, ela consegue colocar um pouco da sua alma e do que ela está sentindo naquele momento.

Imagino que ele , o artista , pensa uma imagem e consegue transpôr na tela aquilo que ele desejou que fosse.

Sempre pergunto pra Deus porque Ele não me deu esse dom!!

E quem sou eu pra discutir né? Eu sei, eu sei...Ele sabe mais do que eu e mais do que ninguém quais dons Ele distribui pros filhos dele.

Mas toda vez que eu vejo algum quadro, alguma pintura que me toca o coração, eu penso: Ai meu Deus, porque não eu?? Por quê???

Da lista dos meus pintores favoritos, vários nomes aparecem como Leonardo da Vinci, Caravaggio, Pablo Picasso,Andrea Pozzo, Di Cavalcante, Tarsila do Amaral e por aí vai...A lista é extensa. Mas esta semana eu passei a semana toda lendo sobre um pintor holandês que eu não conhecia profundamente , mas que passei horas olhando para a mesma obra dele.

Rembrandt Van Rijn é um dos pintores europeus mais importantes da história. Foi um pintor barroco brilhante e mostrou um novo tipo de percepção: ninguém antes dele fez as coisas comuns da humanidade parecerem tão profundamente sérias e interessantes. Uma boa parte da sua obra é sobre episódios históricos e bíblicos.

A sua percepção pode ter sido baseada na exploração de si próprio, pois pintou a sua imagem repetidas vezes.
Durante alguns anos, Rembrandt trabalhou como pintor de quadros bíblicos e mitológicos. Em 1631, mudou-se para Amesterdam. Teve uma vida complicada com mortes de filhos e esposa e morreu em 1669.
Rembrandt conseguiu reproduzir em suas telas uma claridade nunca vista antes. Em um de seus quadros, ele pintou a cena de Jesus sendo retirado da cruz e ele se pintou como uma das pessoas que o ajudavam.

Vi por acaso um quadro dele esta semana e mexeu tanto comigo que passei vários dias olhando pra ele por tamanho sentimento e profundidade.O quadro que me fez estudá-lo melhor foi o "O Regresso do Filho Pródigo" que está no Museu Ermitage, em San Petersburgo, cujo foco, o centro dramático onde a luz incide, é o encontro entre o pai e o filho acabado de chegar. A cabeça do filho encostada ao peito e aquela posição de submissão ao pai, perante aos irmãos presentes, que observam. Uma boa pintura fala por si só, os personagens parecem ter vida, parecem sentir aquele momento.

O filho pródigo sujo, descalço, abatido, arrependido, surpreso pela felicidade do pai que o abraça tão amorosamente.
Sério, eu olho esse quadro e suspiro por tanto conforto.O amor de Deus que sempre nos surpreende e nos desconcerta (rs) LINDO !!
Fui muitas vezes a mendiga da história.



Os pintores que mais me intrigam são os que enchem a pintura de entrelinhas.
Por exemplo:
1) Repare nas mãos do pai que abraça o filho . Uma mão é feminina e outra masculina q mostra o amor de Deus por nós que é paterno e materno.
2 ) O manto do pai e dos irmãos que observam são vermelho que demonstra além da riqueza , o aconchego.
3 ) A pintura tem várias incidências de luz que demonstra os vários relacionamentos interpessoais e o nosso relacionamento com Deus .

E por aí vai...

Quem se interessar e quiser conhecer um pouco mais da obra MARAVILHOSA desse artista MARAVILHOSO, tem o site:
http://www.rembrandthuis.nl/2004/grafischreligie_01_en.html
VALE A PENAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!

Achar livros sobre Rembrandt é bem dificil, mas encontrei um chamado Vida e Obra de Rembrandt (Douglas Mannering), vi outro também chamado Rembrandt (Jean Genet) e outro da série Genios da Arte que são volumes e que tb tem, mas pra mim q sou leiga tá bom demais. Já encomendei o meu rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário