Cerejas Com Morangos





sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Memórias de Vivi



Esses dias, eu estava conversando com uma pessoa e começamos a discutir sobre músicas, estilos musicais e momentos que marcaram nossas vidas. No meio da conversa, essa pessoa me pediu pra escolher entre todas as músicas que me marcaram, qual foi a que mais me marcou. Pensei, pensei, pensei...e não consegui chegar a nenhuma conclusão. Continuei pensando e nossa, são várias.


É lógico que tem sempre uma história linkada com a música. O mais legal de você ouvir uma música "tema" é que as lembranças voltam de uma maneira toda especial.


O cérebro é uma coisa engraçada né ! Não importa o que você passou depois daquela época , não importa se você teve vontade de matar a pessoa com quem sua música tema está ligada, vc vai lembrar do momento em que essa música te marcou.

Mas tudo isso faz sentido porque a memória é uma interação entre o ambiente e o organismo. Essa interação altera o sistema nervoso de tal modo que nos permite reviver uma experiência. É claro que todos os cinco sentidos são instrumentos da memória, mas o lugar aonde todas nossas lembranças são armazenadas cabem em uma "massinha" de aproximadamente 1 kg e meio ,que humildimente caberia na palma da mão. Ou seja, o cérebro.

O mais lindo de tudo isso é que existem no cérebro cerca 100 bilhões de neurônios, com centésimos de milímetro de diâmetro, que possuem prolongamentos, chamados axônios.

Aparentemente, o cérebro é revestido por uma camada cinza, o córtex, que tem seu corpo quase totalmente formado por neurônios. Dentro está a chamada substância branca( que eu chamo de fiação rs)que é uma rede de axônios, que são como fios encapados, revestidos de mielina, que por isso tem a cor clara ou substância branca.

Neurônios e axônios formam conexões mas não chegam propriamente a se tocar, mas se aproximam tanto, que basta um neurônio liberar a substância química chamada neurotransmissor para que outro neurônio a capte e se estabeleça a comunicação entre eles.(UAUUUUUUU!!!!!!) Calcula-se que no cérebro humano existam 100 TRILHÕES dessas conexões, que são as chamadas sinapses. Um pensamento, por mais simples que seja, ativa centenas de sinapses. A capacidade de memorizar que todas as sinapses dão ao homem é impressionante. Quase 1014 bits. Esse mundo de bits daria para escrever 20 bilhões de livros. Já pensou? hehe...

Então, da próxima vez que vc disser "Lembrei disso agora!" , diga assim : " Tive uma sinapse, ou muitas sinapses" haha

Estou falando de tudo isso porque adoro Fisiologia, e sempre que tenho um tempo pego meu livro do Guyton ( quem conhece sabe rs) fico lendo e pensando como Deus é maravilhoso. A perfeição do corpo, seus órgãos e as milhares reações físicas e químicas que acontecem em menos de um segundo, num piscar de olhos. Não nos damos conta disso.

Hábitos errados de vida como uma alimentação ruim, o sedentarismo, a bebida, o cigarro, a correria do dia a dia, o stress e muitas outras agressões faz com que acabemos destruindo a maior obra prima que ganhamos...Não cuidamos de nós mesmos como deveríamos. Uma pena!! Matamos a cada dia um pouquinho .

Hoje, sexta feira levei um susto. E durante esse susto, repensei em tudo isso. Graças a Deus não era nada, mas poderia ser.

Vamos aprender a cuidar da alma e do corpo.

O bom de tudo é que ainda dá tempo. Vamos também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário