Cerejas Com Morangos





terça-feira, 31 de agosto de 2010

Enjoy the silence...



Depois que eu resolvi mudar minha vida, uma das coisas que eu aprendi a apreciar é o silêncio. Acho que aprendi a entender o valor do silêncio depois do último ano novo ( 2009-2010) que passei em um Convento em Atibaia, e que foi o Reveillon mais especial da minha vida. Queria ficar num ambiente tranquilo, sem bagunça e como todos da minha família já tinham compromisso, arrumei minhas malas e fui sozinha. Eu sabia que seria um Reveillon diferente, mas não imaginava que seria tão diferente como foi.
Quem conhece o santuário de Schuenstatt sabe, é um lugar lindo, de muita paz, cheio de árvores, flores e um silêncio tão profundo, que até nossos passos parecem incomodar. Chegando lá, encontrei várias freiras num mundo tão completamente diferente do que eu vivo e que estou acostumada , onde as pessoas são barulhentas, com conversas fúteis e desnecessárias. Foi um choque...Lá , as palavras são poucas , mas de extrema profundidade. Muitas vezes nem palavras eram necessárias, bastava um olhar. Engraçado isso.
Depois que voltei de lá comecei a trabalhar esse silêncio interior, que não é fácil. Fazer silêncio depois de um dia atribulado de trabalho, ou em um ambiente barulhento, ou mesmo na sua própria casa cuidando dos filhos é muito dificil.
Sabe aquela frase : Quem cala conscente? Ledo engano...As vezes nosso silencio é mal interpretado , mas não estou falando daquele silencio vazio, ôco e sim o silencio sábio, o silencio com a alma.
O silêncio é a porta que abre para nós nosso ouvido interior para que possamos ouvir o som da nossa alma.
Anselm Grun, um teólogo alemão que eu gosto muito,e que já li quase todos os livros dele, descreveu muito bem a importância do silencio. Ele diz que "O calar é antes de tudo, a arte de estar plenamente presente, de admitir sem reservas o momento presente. Pois enquanto os pensamentos continuarem disparando em nossa cabeça, nos impedirão de estarmos no momento presente, mantendo-nos sempre em outro lugar. Estar plenamente no momento presente é a condição prévia para se poder encontrar o Deus que está presente. Todavia , a meta do calor é unir-nos com Deus , é estar de tal modo abertos para que Ele possa preencher nossos pensamentos e sentimentos, que possamos experimentá-Lo no fundo de nosso coração, que possamos presenciá-lo como fonte de nossa interioridade, como fonte que por ser Divina, jamais se esgota."
Na Bíblia Deus mostra pra Elias que Ele se encontra no silêncio. Nossa Senhora soube silenciar como ninguém o silêncio da alma, da sabedoria, o silêncio do encontro com Deus na oração.
Os melhores momentos de nossa vida acontecem no silencio.
Tente fazer essa experiência também.Ah! e me conta depois rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário