Cerejas Com Morangos





sábado, 20 de fevereiro de 2010

I Love Vinil




Um belo sábado ensolarado, eu e minha mãe voltávamos do supermercado e ao passarmos num Sebo, minha mãe me fala : - Nós poderíamos dar todos aqueles discos que temos em casa! Não vi minha cara naquele momento...Meus cabelos quase caíram, o céu escureceu e tudo que eu consegui dizer naquele momento foi : " Mãaaaeee, você está louca??? ". Acho que ela nunca conseguiu entender o que aqueles "entulhos" significam pra mim.
Nos dias atuais, onde tudo é digitalizado, baixamos músicas facilmente pela internet e a consequência disso é que as vendas dos cds caíram drastícamente e um novo mercado aparece no mundo musical: Os vinís. Vinil é realmente pra quem gosta,como eu...
Como um amigo me disse quando falávamos desse assunto : é um tipo de slow food . Issoooo!!! haha.
Para os entendidos do assunto,os vinís nos colocam em um certo "refinamento musical". Eu que sou leiga, acho um paradoxo!
Mas independente da qualidade musical, o vinil é uma experiência multi sensorial:olfativa , visual, tatil...
Quando estou sozinha na minha casa, vou até os cantinhos onde estão guardados os nossos vinís e viajo neles. Cresci escutando Beatles e ao manusear os álbuns, lembro da minha infância, das tardes de final de semana que passava com meu pai e se eu me esforçar bem, chego até escutar a voz dele cantando comigo. Um saudosismo gostoso, feliz, minha cultura.
Olhos os vinis do RPM lembro dos bailinhos que fazíamos na garagem da minha casa, Sig sig sputinik, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso...nossa, tudo isso passa na minha cabeça como se estivesse vendo um filme.
Mas saudosismos a parte, os vinis ao contrário do que penso, são coisas bem atuais, com bandas lançando novidades bastante interessantes. Fora que os álbuns são verdadeiras obras de artes!
Você sabia por exemplo que Di Cavalcante que ilustrou a capa de um disco de Aracy de Almeida? Salvador Dali desenhou capas de Alice Cooper, Andy Warhol vários álbuns dos Stones e muitos outros.
Outra curiosidade é que na Argentina, na época da ditadura militar, havia uma lei que todos os álbuns tinham que ter seus títulos traduzidos hehe...imagina. The Beatles eram chamados de Los Beatles, e o album Help era traduzido como: Socorro!Estoy muy abatido ! Apesar de ser algo muito estranho por se tratar de uma ditadura política, não deixa de ser engraçado.



Na Europa, o melhor lugar para se encontrar vinís bem bacanas é na Belgica (quero morar lá) porque além do país ser referência de chocolates, cervejas artesanais e vinís??Definitivamente,a Belgica deveria chamar Vivien Land hahaha.
No Brasil o mercado de vinís está bem no comecinho, mas promissor. Vamos aguardar...ansiosamente !!!
Nós apreciadores agradecemos!
Ah...e a primeira foto é um pouco da minha coleção hehe

Um comentário:

  1. BOM, REALMENTE AS PESSOAS DEIXAM DE PENSAR QUE AS VEZES ALGO ANTIGO MATERIAL, DEIXA DE SER ALGO MAIS QUE SENTIMENTAL. AS PESSOAS HOJE QUEREM O PRATICO, ENCHER UM PEN DRIVE CHEIO DE MUSICA E JOGAR NO SOM E FICAM SOH NO REBOLATION CHO CHON RSRSRS, MAS TBM NAO VOU CRITICAR QUEM CURTE, POIS O QUE SERIA DAS BOAS MUSICAS SE NAO FOSSE AS DE MÁ QUALIDADE.
    BjOS VI , SE JOGA NO BLOG!!!!! RSRSRS

    ResponderExcluir