Cerejas Com Morangos





quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Recomeçar é preciso !


Há mais ou menos uns 7 meses, resolvi mudar minha vida definitivamente. Tudo começou a partir da leitura de um livro e desde então nunca mais fui a mesma pessoa. De lá pra cá muita coisa aconteceu, muitos livros foram lidos, momentos vividos e a cada dia tento matar alguma coisa dentro de mim, me livrar de mim mesma dando espaço para uma nova criatura. O mais legal de todas as mudanças é que quanto mais eu me desprendo de mim ,mais chego perto de mim mesma...Interessante isso! Me entrego pra Deus e ele me devolve...como diria meu amigo Padre Fábio : " movimento que nunca termina ".
Olho pra trás que não é tãooo atrás assim e vejo uma pessoa distante, diferente do que eu sou hoje e o que almejo ser amanhã.
Mas pra mim, a mudança tinha que ser física também... Alguma coisa da minha aparência também tinha que ser mudada e já algum tempo penso em cortar radicalmente meu cabelo. Sempre tive cabelão, e pra mim era como se fosse a minha marca registrada. Pensava que como Sansão perderia minha identidade. Enrolei, protelei, até que chegou o dia.
Acordei e pensei : hoje vou cortar meu cabelo !
Liguei na cabeleleira e ela me disse que não havia horário e eu, comecei a ladaínha de explicar, que se não cortasse hoje, amanhã perderia a coragem até que ela compadecida, arrumou um horário.hehe
Antes de ir pra cabeleleira, olhei bem no espelho, arrumei meu cabelão, e pensei comigo: adeus amigo!!
Quando cheguei e expliquei pra ela o que eu gostaria de fazer, ela ficou me olhando e me disse: Você vai ter coragem?
Eu: hummm...vou !
Ela fez os procedimentos normais dos cortes: lavou, enrolou as mexinhas com as presilhinhas, penteou. Pode parecer exagero mas enquanto esperava na cadeira, com aquela capa que as cabeleleiras colocam quando cortam, eu tremia de medo, meu estomago embrulhou e meus olhos ficaram vidrados (sem exagero).
Ela penteou, penteou, penteou ,fez um rabo de cavalo e TEC. Mais da metade do meu cabelo no chão.
Juro...todas as mulheres que estavam no salão fizeram : AIIIIIIIIII.
A dor acontece só na primeira tesourada, o resto não senti nada.
Fiquei olhando ela cortando aqueles cabelos e como sou uma pessoa que pensa muito, que pensa o tempo todo em tudo, era como se em cada tesourada, eu deixasse um pedaço da minha história.
No final de todo o sofrimento, meu cabelo ficou ótimo! Meu rosto ficou completamente diferente e minha cabeleleira me perguntou porque não havia feito isso antes. Não sei, mas Freud poderia ter uma explicação de uma pessoa tentando se prender em algum lugar ou alguma coisa do passado.
Agora não mais, estou livre da Vivien antiga,começando uma nova história com meu novo cabelo. Para nós mulheres, o cabelo tem tudo a ver com nossa personalidade, nossa vida , estilo, etc.
Fiquei muito feliz! Todos disseram que rejuvenesci uns 10 anos. Então posso falar que tenho 24 anos?? Falei isso pra minha amiga Kellen e ela nem respondeu...haha
Vida nova! Recomeçar é preciso...SEMPRE!!!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

I Love Vinil




Um belo sábado ensolarado, eu e minha mãe voltávamos do supermercado e ao passarmos num Sebo, minha mãe me fala : - Nós poderíamos dar todos aqueles discos que temos em casa! Não vi minha cara naquele momento...Meus cabelos quase caíram, o céu escureceu e tudo que eu consegui dizer naquele momento foi : " Mãaaaeee, você está louca??? ". Acho que ela nunca conseguiu entender o que aqueles "entulhos" significam pra mim.
Nos dias atuais, onde tudo é digitalizado, baixamos músicas facilmente pela internet e a consequência disso é que as vendas dos cds caíram drastícamente e um novo mercado aparece no mundo musical: Os vinís. Vinil é realmente pra quem gosta,como eu...
Como um amigo me disse quando falávamos desse assunto : é um tipo de slow food . Issoooo!!! haha.
Para os entendidos do assunto,os vinís nos colocam em um certo "refinamento musical". Eu que sou leiga, acho um paradoxo!
Mas independente da qualidade musical, o vinil é uma experiência multi sensorial:olfativa , visual, tatil...
Quando estou sozinha na minha casa, vou até os cantinhos onde estão guardados os nossos vinís e viajo neles. Cresci escutando Beatles e ao manusear os álbuns, lembro da minha infância, das tardes de final de semana que passava com meu pai e se eu me esforçar bem, chego até escutar a voz dele cantando comigo. Um saudosismo gostoso, feliz, minha cultura.
Olhos os vinis do RPM lembro dos bailinhos que fazíamos na garagem da minha casa, Sig sig sputinik, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso...nossa, tudo isso passa na minha cabeça como se estivesse vendo um filme.
Mas saudosismos a parte, os vinis ao contrário do que penso, são coisas bem atuais, com bandas lançando novidades bastante interessantes. Fora que os álbuns são verdadeiras obras de artes!
Você sabia por exemplo que Di Cavalcante que ilustrou a capa de um disco de Aracy de Almeida? Salvador Dali desenhou capas de Alice Cooper, Andy Warhol vários álbuns dos Stones e muitos outros.
Outra curiosidade é que na Argentina, na época da ditadura militar, havia uma lei que todos os álbuns tinham que ter seus títulos traduzidos hehe...imagina. The Beatles eram chamados de Los Beatles, e o album Help era traduzido como: Socorro!Estoy muy abatido ! Apesar de ser algo muito estranho por se tratar de uma ditadura política, não deixa de ser engraçado.



Na Europa, o melhor lugar para se encontrar vinís bem bacanas é na Belgica (quero morar lá) porque além do país ser referência de chocolates, cervejas artesanais e vinís??Definitivamente,a Belgica deveria chamar Vivien Land hahaha.
No Brasil o mercado de vinís está bem no comecinho, mas promissor. Vamos aguardar...ansiosamente !!!
Nós apreciadores agradecemos!
Ah...e a primeira foto é um pouco da minha coleção hehe

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Toda criança tem direito à vida, saúde, liberdade, educação, cultura e dignidade"


Essa noite, como em muitas outras , coloquei meu filho na cama para dormir. Deitei ao lado dele e fiquei olhando aquele corpinho, suas pernas compridas, suas mãozinhas que abraçavam o travesseiro. As vezes ele abria os olhinhos e me olhava só para ter certeza que eu estava alí. Amor de mãe é isso, é porto seguro , é o estar alí aconteça o que acontecer.
Olhando para ele alí, do alto dos seus 6 aninhos fiquei pensando em crianças orfãs. Não sei porque em muitas viagens que eu faço a trabalho, muitas vezes tive algum contato com algum abrigo de crianças ou casa de crianças abandonadas. Cheguei até a entrar em alguns deles. Estima-se que atualmente no Brasil existam cerca de 8 milhões de crianças abandonadas, sendo que 2 milhões vivem nas ruas exponde-se a perigos como drogas e prostituição.
As histórias que escutei nos abrigos são as mais tenebrosas, brutais mesmo...Lembro de ter visto um garoto, menor que meu filho, que chorava compulsivamente num quarto escuro e sozinho . Fiquei com o choro dele latejando na minha cabeça e pensando quanto medo essa criança passou alí, sem amparo...Meu Deus! Saí de lá, rezei por ele como estou fazendo neste momento que estou pensando nele e por todas as crianças que se encontram na mesma situação.
Fico com pena das mães que por algum motivo não puderam ou não conseguiram criar seus filhos com dignidade. Quem poderá julgá-las? Só Deus mesmo...Abandonar um ser tão indefeso, tão carente de amor e de cuidados.
Neste momento de reflexão, minha outra filha entra no quarto e me mostra as letrinhas que ela aprendeu na escola.
Olhei para meu outro filho já em sono profundo e agradeci a Deus pela missão que Ele me confiou em ser mãe. Acredito que é o maior presente que Deus poderia ter dado a nós mulheres: a graça de gerar filhos.
Atualmente estou lendo um livro chamado " O Silencio de Maria" , tirei um trecho que cabe perfeitamente às mães e a missão da maternidade.

"A mãe é tudo de uma vez: sagrada e terrena, pedra e estrela, aurora e ocaso, enigma e sangue, sino e silencio, combate e ternura...
...A mãe não tem identidade pessoal, é simplesmente a Senhora da Silva, mãe de Joaozinho. É essencialmente entrega. Pertence a alguém. Não possui, é propriedade.
...Sofre e cala, chora escondido. De noite, ela vela, de dia trabalha. Ela é candelabro, os filhos são a luz. Dá a vida como a terra:silenciosamente. Aí está a raiz da grandeza e beleza"

-Boa noite mamãe!
-Boa noite filha...
-Eu te amo filha!
-Também te amo mamãe...